quarta-feira, março 03, 2010

*O PROCESSO EDUCACIONAL EM RODA DE CONVERSAS*


É difícil acreditar em fórmulas ideais para ações pedagógicas; uma ação pertinente à determinada situação, talvez não ajude em outro momento. Os métodos de ensino são os mesmos, o diferencial está nos contextos sociais, econômicos, políticos e culturais vividos pelos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

A renovação do processo educacional carece de pessoas que acreditem na educação, que sejam dotadas de inabalável integridade moral, ética e intelectual, que suas metas visem a superação de si mesmo enquanto educador e formador da sociedade de hoje e de amanhã.


Nossa responsabilidade pelo outro nos exige persistência e determinação para transformar o que é possível e reconhecer os momentos em que devemos ser complacentes até a próxima oportunidade. Mudar envolve o novo, o desconhecido, talvez o inesperado provoque diversas aflições. Mudar também traz esperanças, o encantamento, a criatividade; a auto confiança pode nascer do próprio desejo de mudar.

Como não temos receitas prontas para renovar e transformar o processo educacional precisamos estar disponíveis à experimentações, abertos às inovações, ser tolerantes com as diferenças e confiantes na certeza de ensinar enquanto aprendemos e aprender enquanto ensinamos! A Roda de Conversas está aberta, pode entrar e comentar!
*
*Denise Guerra - Profª de Educação Física*

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails