terça-feira, abril 30, 2013

Publicação no portal do MEC sobre projeto contra o bulling na escola realizado pela orientadora Cilene Ebenézer e a profª de Educação Física Marli Castro.


Orientadora trabalha valores humanos em escola fluminense

Os Jogos da Amizade, em 2012, foram uma das atividades do Projeto Bem-me-Quer
Os Jogos da Amizade, em 2012, foram uma das atividades do Projeto Bem-me quer.


Há 20 anos no magistério, Cilene Ebenézer trabalha em dois municípios fluminenses. Em Queimados, ela atua como orientadora educacional das séries finais do ensino fundamental na Escola Municipal Professor Washington Manoel de Souza; em Nova Iguaçu, exerce a função de coordenadora de turno também das séries finais do fundamental.

Com bacharelado e licenciatura em pedagogia e mestrado em educação, Cilene fez também o antigo curso Normal, de formação de professores. Ela possui vários cursos de capacitação profissional, dentre eles: Educação Especial, Alfabetização, Letramento em Matemática e Língua Portuguesa, Políticas de Currículo.

Em 2012, ela desenvolveu o projeto Bem-me-Quer, na escola de Queimados, para trabalhar temas relacionados aos valores fundamentais para o ser humano. Sensibilizar os alunos para a beleza e a diversidade da criatura humana, montando uma visão respeitosa, mas ao mesmo tempo crítica, de todos os valores discutidos, foi uma das justificativas apresentadas para a realização do projeto.

O projeto foi dinamizado pela participação de professores voluntários, que escolheram a turma com a qual queriam desenvolver o projeto. Cada turma tinha uma pasta com sugestões de atividades sobre convivência em harmonia, trazidas pela escola (orientação educacional) e pelos professores. Elas iam sendo trabalhadas pelos professores, que procuravam relacioná-las aos conteúdos propostos para cada dia. A cada mês, era proposto um novo tema (valor) a ser trabalhado. Exemplo: março - amor; abril: amizade etc.

No final do ano foi realizada a culminância do projeto, com uma exposição das atividades trabalhadas durante o período letivo e a apresentação das mudanças ocorridas em cada turma ou aluno, com vistas a um relacionamento feliz na comunidade escolar. (Fátima Schenini)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=97&idCategoria=2

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails